Saturday, January 27, 2007

Vanitas de Paula Rego no Centro de Arte Moderna

OBRA ENCOMENDADA A PAULA REGO EM EXPOSIÇÃO NO CAMJAP, a partir de 11 de Janeiro.
A Fundação Calouste Gulbenkian apresenta no dia 11 de Janeiro, às 22 h, a obra encomendada a Paula Rego no âmbito das comemorações do cinquentenário da instituição: “Vanitas” teve como ponto de partida um conto de Almeida Faria, agora reeditado, e vai ficar em exposição no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão.
Do convite feito à pintora, radicada em Londres, resultou uma obra pintada em papel, de grandes dimensões, com um painel central (1,30 metros por 1,20 metros) e dois laterais (1,10 metros por 1,30 metros). O texto “Vanitas, 51 Avenue d‘Iéna” foi escrito por Almeida Faria e publicado pela revista Colóquio/Letras em 1996, depois de uma estada na mansão parisiense de Calouste Gulbenkian. No dia 11, o encenador e cineasta Jorge Silva Melo apresenta a reedição deste conto.
Segundo Almeida Faria, o tríptico de Paula Rego é uma “reflexão visual acerca do próprio conceito de vanitas enquanto precariedade da nossa frágil existência humana”. Também sobre a obra, Eduardo Lourenço, administrador da Fundação, escreve na introdução do conto agora reeditado: “É nas nossas mãos que está a folclórica foice, sem a sombra temerosa de Goya, rodeada de todos os brinquedos do nosso divertimento, indiferente ao tempo e à sua música mortal”.
in www.gulbenkian.pt

No comments: